FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,46-50)(21/11/22)

 

Caríssimos, o Senhor Jesus é a Fonte inesgotável do amor de Deus Pai, e Ele traduz esse amor por palavras e ações e nos ensina a fazer o mesmo: "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13:34-35)

 

No Evangelho de hoje: "Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 

Com efeito, se interpretarmos essas palavras do Senhor Jesus a partir do parentesco meramente humano, corremos o risco de pensar que Ele trata com indiferença a presença de sua mãe e seus irmãos, para dar mais importância aos seus discípulos. Na verdade, Ele nos revela que para além do parentesco natural existe um parentesco divino que nos torna filhos e filhas de Deus, membros da sua família. 

 

"O ser homano precisa de uma pertença que lhe dê a sua própria identidade, o seu próprio valor. Tudo o define, mas o que é mais decisivo é saber porquê e para quem vivemos; é descobrir que pertencemos Àquele que mergulhou na nossa humanidade ao ponto de partilhar carne e sangue conosco sem ter vergonha de nos chamar de irmãos. Este é o parentesco que nos enobrece imensamente e nos torna imortais. 

 

No nosso tempo, muitas pessoas são atingidas pelas garras da solidão e da angústia, e se sentem profundamente inseguras. Todavia, 

que remédio é mais eficaz do que este: acreditar e acolher a vontade d'Aquele que nos fala, que é bom e fonte de salvação, e desse modo sermos seus irmãos, irmãs e mães, com a certeza de que Ele está conosco até o fim do mundo?" (Anna Maria Cànopi). 

 

Portanto, caríssimos, vivamos a nossa filiação divina tendo Maria Santíssima como nossa mãe, Deus como nosso Pai celestial e nosso Senhor Jesus Cristo como nosso irmão e Salvador, com a firme convicção de formarmos a sua família divina com todos os anjos e santos que se encontram na sua glória à nossa espera.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 21/11/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras