FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,9-13)(07/7/23). 

 

Caríssimos, como alguém que está se afogando, e por si mesmo não consegue chegar à terra firme para respirar livremente sem perigo algum, assim somos nós quando vivemos mergulhados no mar revolto dos nossos pecados, nada podemos por nós mesmos. Por isso, precisamos urgentemente de um salva vidas, o qual nos poderá salvar do abismo onde caímos. 

 

Pois, é assim age o Senhor conosco, porque nos ama e nos salva do abismo da perdição eterna para vivermos em estado de graça permanente e com Ele seguirmos fielmente a caminho da terra prometida do Reino de Deus. Decerto, o Senhor assim o faz porque é misericordioso para conosco e não nos quer perdido no mar sem fundo dos nossos pecados.

 

Com efeito, no Evangelho de hoje, São Mateus encontrou nas Palavras de Jesus o socorro que precisava para seguí-lo fielmente sem jamais deixar de fazê-lo; e é por isso, que hoje nos deliciamos com o Santo Evangelho que ele escreveu por obediência e amor a Deus. 

 

Trocou a riqueza material pela pela riqueza da fé: "Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!" (Mt 5,3). Abandonou o mundo para viver em profunda comunhão com o Senhor: "Eis que deixamos tudo para ti seguir." (Mt 19,27b). 

 

Deu o mais rápido e preciso exemplo de conversão que encontramos na história da fé, narrado por ele mesmo: "Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus." (Mt 9,9).

 

Portanto, caríssimos, muita atenção, para não nos comportarmos como aqueles que leem os acontecimentos da vida apenas externamente como pretexto para criticar; aprendamos com o Senhor Jesus a ler tais acontecimentos a partir dos valores eternos que Ele nos ensina: 

.

“Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. (Mt 9,12-13). 

.

Destarte, rezemos com Santa Catarina de Sena contemplando a Misericórdia Divina: "Ó eterna misericórdia, tu cobres as faltas das tuas criaturas. Não me espanta ouvir-te dizer àqueles que saem do pecado mortal para voltarem para ti: «Nunca mais me recordarei das tuas ofensas». Ó misericórdia, o coração abrasa-se ao pensar em Ti. Para onde quer que me vire, não vejo senão misericórdia."

.

Paz e Bem! 

.

 Frei Fernando Maria OFMConv. 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 07/07/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras