FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,27-31a)(30/4/24)

.

1. Caríssimos, se existe um estado de alma que mais desejamos, este se chama paz; todavia, no mundo conflituoso em que vivemos, ela está se tornando cada vez mais difícil; por isso, peçamos ao Senhor para acolhermos sua paz tal como Ele nos a comunica no Evangelho de hoje: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração." (Jo 14,27).

.

2. O santo Padre, o Papa Francisco, em uma de suas audiências geral, fez este belíssimo comentário a respeito dessa frase de Jesus: "Devemos orientar-nos entre duas ideias de paz: a primeira é a bíblica, onde aparece a maravilhosa palavra shalom, que exprime abundância, prosperidade, bem-estar.

.

3. Quando em hebraico se deseja shalom, deseja-se uma vida boa, plena, próspera, mas também de acordo com a verdade e a justiça, as quais terão cumprimento no Messias, Príncipe da paz (cf. Is 9, 6; Mq 5, 4-5).

4. Depois há o outro sentido, mais generalizado, em que a palavra “paz” é entendida como uma espécie de tranquilidade interior: estou tranquilo, estou em paz. Esta é uma ideia moderna, psicológica e mais subjetiva. Pensa-se geralmente que a paz é sossego, harmonia, equilíbrio interior.

.

5. Este conceito da palavra “paz” é incompleto e não pode ser absolutizado, porque na vida o desassossego pode ser um importante momento de crescimento. Muitas vezes é o próprio Senhor que semeia a inquietação em nós para irmos ao seu encontro, para o encontrarmos.

.

6. Muitas vezes o Senhor deve ser um “sinal de contradição” (cf. Lc 2, 34-35), abalando as nossas falsas certezas para nos conduzir à salvação. E nesse momento parece que não temos paz, mas é o Senhor que nos coloca neste caminho para alcançarmos a paz que Ele próprio nos concederá."

.

7. Por fim, meditemos com estas palavras de São Padre Pio: "A paz é a simplicidade, a serenidade do espírito, a tranquilidade da alma, o vínculo do amor. A paz é a ordem e a harmonia de todo o nosso ser; é uma alegria contínua, que nasce do testemunho de uma boa consciência; é a alegria santa de um coração no qual Deus reina. 

.

8. A paz é o caminho da perfeição, ou melhor, a perfeição encontra-se na paz. E o demônio, que sabe tudo isto muito bem, faz um grande esforço para nos fazer perder a paz. Nunca daremos um passo em direção à virtude da simplicidade evangélica se não nos esforçarmos por viver numa paz santa e inalterável. 

.

9. O jugo de Jesus é suave, o seu peso é leve; por isso, não deixemos que o inimigo se insinue no nosso coração e nos roube essa paz. O inimigo da nossa salvação sabe muito bem que a paz do coração é um sinal seguro da assistência divina, e é por isso que não perde nenhuma oportunidade para no-la roubar.

.

10. Estejamos, pois, sempre atentos a esta questão. Jesus ajudar-nos-á. Voltemos o nosso pensamento para o Céu, a nossa verdadeira pátria, de que o mundo é uma pobre imagem, e esforcemo-nos, com a ajuda divina, por manter em todos os acontecimentos, tristes ou alegres, a serenidade e a calma próprias dos verdadeiros discípulos do Nazareno."

.

(São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho

 «Palavras do Padre Pio», Cap. X, nn. 290-294).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 30/04/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras