![]() PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,16-23)(11/07/25)
1. Caríssimos irmãos e irmãs, todos nós que professamos a fé católica temos nos exemplos dos santos e santas um espelho de virtudes no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo; aliás, muitos e muitas foram martirizados pela fé, não exitando em dar a vida por Cristo e o anúncio do Evangelho da salvação.
2. Por outro lado, também muitos deixaram de seguir o Senhor Jesus por negligência, descuido e falta de testemunho; levados pelas ideologias, vãs filosofias, escândalos e outros comportamentos que os conduziu à negação da fé e das virtudes eternas que receberam.
3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que o testemunho da Sua Presença no meio de nós tem como base a ação do Espírito Santo e que por isso não devemos preocupar-nos com as perseguições e outros meios que o inimigo usa para tentar nos intimidar ou até mesmo impedir o autêntico testemunho da nossa fé no seguimento de Cristo.
4. Escutemos, então, as suas instruções: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.
5. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós." (Mt 10,16-20).
6. De fato, a obra da salvação pertence ao nosso Deus e ninguém poderá impedi-lo de realiza-la por mais que se oponha à ela, porque Deus é invencível em todos os sentidos, e o mal jamais prevalecerá. É bem como disse o Senhor: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (Jo 10,10).
7. Portanto, caríssimos, como vimos no Evangelho de hoje, mesmo vivendo sob a proteção do Altíssimo, nem por isso somos isentos das provações e perseguições, pelo contrário, somos perseguidos como o Senhor Jesus o foi.
8. Peçamos ao Senhor a graça de sermos fiéis até o fim, pois como Ele disse: "Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo." Por isso, "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena." (Mt 10,22.28). . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 11/07/2025
Comentários
|