![]() PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,44-46)(30/07/25)
1. Caríssimos, a Verdade Eterna é Cristo e por Ele e para Ele foram feitas todas as coisas e somente Nele subsistem, tudo o que não permanece Nele sucumbe, ou seja, não resiste por muito tempo. E é por não comungar com a vontade do Senhor, expressa no seu Evangelho, que este mundo está sucumbindo, e só será possível estancar sua ruína mediante a conversão de todos.
2. Com efeito, a pureza da fé se encontra em nossas almas quando renunciando a própria vontade nos entregamos totalmente à vontade de Cristo, para realiza-la em nosso viver carregando a nossa cruz de cada dia na certeza de que com Ele russuscitamos para a vida eterna.
3. Nesse sentido, “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo." (Mt 13,44).
4. Ora, aqui não se trata de relações comerciais; mas, de deixar os valores temporais pelos valores eternos: "Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam." (Mt 6,20).
5. E continua o Senhor: "O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola." (Mt 13,45).
6. Decerto, a analogia dessa parábola trata da renúncia de nós mesmos para seguir a Cristo, pois, sem essa renúncia não tem como ser seus verdadeiros discípulos. Bem como Ele mesmo disse: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24)
7. Portanto, caríssimos, a que atitudes ou custumes deste mundo renunciamos para seguir o Senhor Jesus carregando com Ele a nossa cruz de cada dia? Quais valores cultivamos em nossas almas, os temporais ou os eternos? O que significa para nós ser discípulos de Cristo vivendo autenticamente os valores da nossa fé católica?
8. Destarte, essas respostas só serão dadas com pleno proveito para as nossas almas se permanecermos unidos ao Senhor Jesus, como os ramos permanecem unidos à videira dando frutos, agradável ao paladar de quem os degusta.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 30/07/2025
Comentários
|